Livros | Como Eu Era Antes de Você

Em 05.11.2014   Arquivado em Livros
[foto retirada do site we heart it] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes Editora Intrínseca

[foto retirada do site we heart it]
Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes Editora Intrínseca

Perdi a conta de quantas resenhas incríveis eu li sobre Como Eu Era Antes de Você e, depois de muita luta consegui trocá-lo no skoob (santo skoob dos pobres e oprimidos). Já faz um bom tempo que concluí a leitura, mas só agora encontrei um tempo para compartilhar com vocês minhas impressões sobre o livro.

Aos 26 anos,Louisa Clark mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho e o avô e está noiva de Patrick, um tri-atleta que não parece muito interessado nela. Ao perder o emprego de garçonete e sem muitas qualificações, ela se vê obrigada a aceitar o emprego de cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ser atropelado, Will agora desconta toda sua amargura em quem estiver por perto.

Como Eu Era Antes de Você é uma leitura agradável e leve, ao mesmo temo que aborda uma temática polêmica: o suicídio assistido. Sem querer, Lou escuta uma conversa da patroa com a filha e descobre que, cansado da vida sem aventuras que leva em cima de uma cadeira de rodas, Will optou por dar fim a sua vida e já tem data para isso. A história se desenvolve em torno da relação entre Louisa e Will e dos sentimentos que acabam surgindo em meio a convivência dos dois, antes e depois da descoberta da moça. Sentimentos estes que tornam-se a esperança de uma nova vida para o rapaz.

O enredo é interessante e, por mais que seja um romance, acaba fugindo de alguns clichês que estamos acostumados. Os personagens são carismáticos, tem qualidades e defeitos, são humanos. Will é uma pessoa difícil de lidar, sarcástico e irritante na grande maioria das vezes, mas acaba nos conquistando a medida que vai baixando a guarda. Lou é praticamente um fracasso, mas não é difícil perceber que tudo é consequência do seu conformismo, o tipo de pessoa que está satisfeita com o que tem até realmente perceber que tem um bom motivo para lutar por. E também tem Nathan, muito mais que um enfermeiro, ele é um grande amigo de Will.

O livro é lindo do início ao fim. Fala sobre amizade, sobre família e claro, sobre amor. Amor romântico, amor fraterno, amor de mãe.  Mostra a difícil realidade e o preconceito enfrentados pelos cadeirantes. Faz rir e também emociona, faz refletir. Faz sentir. 

Will e Louisa são adultos, tem problemas de adultos, responsabilidades de adultos e  isso foi o diferencial para mim. Em meio a tanta leitura adolescente é delicioso poder ler um livro como esse, a gente amadurece. Amadurece, mas não perde a pureza do amor, porque não importa a idade, o amor vai sempre nos deixar bobos e infantis.

Como Eu Era Antes de Você é uma leitura apaixonante. Mexe com cada pedacinho da gente, desperta sensações incríveis e nos toca profundamente.