Filme x Livro: O Menino do Pijama Listrado

Em 01.09.2014   Arquivado em Cinema, Livros

menino do pijama

Assim que eu fiz o primeiro post dessa categoria choveu gente pedindo pra eu falar de O Menino do Pijama Listrado. Era uma leitura que eu sempre tive vontade de fazer,  mas estava difícil adquirir o livro. Na minha viagem de férias (vocês já viram as fotos?) eu finalmente consegui comprá-lo e só depois que conclui a leitura assisti ao filme.

O livro é de uma leveza incrível,  narra a Segunda Guerra Mundial pelos olhos de uma criança de oito anos e por isso tudo fica subentendido. Quem conhece um pouco de História entende perfeitamente cada sacada que o autor faz.

O filme, por outro lado,  explica tudo o que não foi dito com todas as letras no livro,  mas não chega a ser violento. No geral, é bem fiel à obra original, cortando e modificando pequenas partes e fatos que não comprometem o desenrolar da trama.

image

Particularmente eu gostei muito de ambos. O livro é pequeno,  leve e tem um ar infantil sem precisar de um vocabulário tão simples e pobre, coisa que  me incomoda na escrita de alguns autores. Não é um livro para crianças,  mas não impede que elas o leiam. Mesmo sem deixar claro todos os detalhes o recado é transmitido perfeitamente. O filme segue uma linha um pouco diferente, é mais óbvio,  mais direto e ainda assim, é bom.

O final em ambos é doloroso e dá um aperto no coração, mas o do filme mexeu mais comigo. O final do livro é tão breve que não somos tocados com tanta intensidade.

Não sei se consigo escolher um melhor, é complicado fazer quando os dois seguem uma abordagem diferente, talvez até mesmo um público diferente. Só digo que quem ainda não leu,  leia! É uma leitura que acrescenta muito, em vários aspectos.