Essential Books: o casal preferido

Em 18.09.2016   Arquivado em blogagem coletiva, Essential Book, Fotografia, Livros, Pessoal

wp_20160308_16_45_52_pro-800x450

Provavelmente a maioria de vocês que já acompanha esse blog esperava encontrar Lizzie e Darcy aqui. Ponto para mim que consegui surpreender. Ou talvez nem tenha surpreendido tanto assim. E por mais que eu já tenha falado de Reparação algumas vezes nesse meu refúgio, hoje eu preciso falar sobre a essência de Robbie e Cecília.

Os dois cresceram juntos e tiveram as mesmas oportunidades, mesmo sendo de classes diferentes. O pai de Cecília enxergou em Robbie, o filho do jardineiro, um potencial incrível e decidiu pagar pelos estudos do rapaz. De modo que Robbie não só frequentou a casa dos Tallis desde pequeno, como também estudou ao lado de Cecília. E o que antes era uma amizade de infância, passou por um disfarçado sentimento de rejeição e vergonha do filho do jardineiro, até se transformar em amor.

1

Cecília e Robbie se amaram em segredo até o dia em que ele lhe escreveu uma carta de amor e ela decidiu se entregar a ele. Mas o segredo deles foi descoberto e atrapalhado pelo ciúme e ato infantil da irmã caçula de Cecília, Briony. Robbie foi então enviado para a Guerra e a atitude da irmã fez com que Cecília se afastasse de sua família, sentindo-se traída e abandonada. Os dois então passaram anos separados, trocando cartas e se encontrando bem menos do que gostariam. As circunstâncias fizeram com que eles se tornassem tudo um para o outro.

Eu tenho certa paixão por romances de guerra. Tem algo bonito e intenso em um amor que sobrevive a tantos anos não só a uma distância imensurável, mas também a um sentimento de medo gerado pela incerteza de voltar ver a pessoa amada algum dia. E esse tipo de romance sempre envolve cartas, e eu tenho uma paixão, também, por cartas.

3

É bonito acompanhar a história de amor desses dois, e ela não foi nada fácil. Cada obstáculo fez com que os dois se tornassem ainda mais fortes, mesmo separados. As promessas que fizeram um ao outro que mantiveram vivo o desejo de voltar, se reencontrarem e poderem, enfim, viver juntos, sem culpa ou vergonha.

2

Keira Knigtlhey e James McAvoy deram vida à Cecília e Robbie no cinema, no filme Desejo e Reparação (Atonement), de 2007 dirigido por Joe Wright, ao lado de outros atores maravilhosos, numa produção que se tornou uma das minhas preferidas.

essential-book

Não deixe de conferir as fotografias das outras blogueiras do projeto 🙂
Livro Arbítrio | Sammysacional | Horinhas de descuido |
Pensamentos valem ouro | Outro capítulo | Naive Heart | In my own Little Corner